Quando queremos vender nosso imóvel imaginamos que vai ser simples: um anúncio ali, uma visita aqui e pronto. Infelizmente, na realidade os processos são um pouco diferentes e mais extensos.
É claro que um bom anúncio vai auxiliar e muito na oferta, e isso vamos até falar em outro momento aqui no blog. Boas fotos, um bom texto descritivo, iluminação, tudo isso conta no momento de vender, mas além de anunciar (com o nosso buscador, claro), também existem outras etapas em que serão necessárias um auxílio mais próximo e profissional, o do setor imobiliário.
Qual a diferença entre eu colocar o meu imóvel a venda com um corretor ou com uma imobiliária?
Essa é uma dúvida recorrente, e vamos explicar aqui como funciona cada uma das opções, vamos lá?
Qual cobra mais comissão?
A comissão pode ser a mesma ou não. Cada profissional tem seus honorários, certo? Porém, o CRECI estipula a comissão mínima de 6% sobre o valor de venda do imóvel urbano. Algumas imobiliárias e corretores independentes acabam negociando a comissão no momento da venda, mas o valor mínimo dos honorários do corretor de imóveis é de 6% sobre o valor da venda.
Qual vai vender o meu imóvel mais rápido?
Com a internet e a parceria com buscadores e outros sites, o corretor autônomo consegue fazer basicamente o mesmo trabalho de divulgação das imobiliárias e por isso tem muitos que trabalham sozinhos.
As imobiliárias trazem porém mais visibilidade aos imóveis, mas caso não haja exclusividade, o imóvel pode entrar no banco de dados. Por isso, se for optar em anunciar somente com imobiliárias, entenda que nem sempre significa agilidade na venda. A diferença segue sendo o valor, a forma de pagamento, a localização do imóvel e seu estado.
E como são as aptidões de cada um?
A Imobiliária atua na intermediação de vendas de imóveis, ou seja, atua como mediadora entre o comprador ou e o proprietário do imóvel. Sendo assim, a empresa pode ajudar no cadastro de imóveis disponíveis para venda, na consultoria referente às necessidades do comprador, na avaliação do imóvel por um especialista para determinação de valor, e finalmente, na intermediação de contratos e seguros imobiliários.
Da mesma forma, um corretor de imóveis autônomo também tem a obrigação de informar espontaneamente ao seu cliente todas as informações disponíveis sobre o imóvel. E ainda, fazem parte de suas responsabilidades checar a validade dos documentos do imóvel e veracidade das informações do vendedor, repassando-as para o comprador, pesquisar e apresentar as certidões referentes à compra e venda, inclusive sobre dívidas em aberto do imóvel, combinar com ambas as partes o preço e condições da transação, inclusive o percentual cobrado pelo seu trabalho, e orientar seus clientes interessados em investir no mercado imobiliário.
A documentação é facilitada quando negociamos diretamente com imobiliária?
Geralmente o corretor autônomo também tem especialização sobre o mercado imobiliário. Conhecimento sobre legislações vigentes para garantir que toda a documentação está regular também faz parte das aptidões dos profissionais independentes ou em imobiliárias.
Seja qual for a sua escolha para auxiliar na venda e nas negociações, conte com a Oby para anunciar seu imóvel de maneira rápida e eficaz!